Quanto mais eu conheço os tênis menos eu quero comprá-los

Minha história com os tênis começou na adolescência quando comecei a andar de skate. Sempre que passava na frente da vitrine das lojas de skate da época pirava nos tênis que tinham por aqui e também nos gringos tipo éS, Osiris, entre outros.

Meus pais sempre tiveram condições de me dar uns modelos nacionais legais, porém sempre quis ter aquele que os profissionais gringos usavam. Nascia ali minha vontade de ter e colecionar tênis. Os anos se passaram e a paixão se estendeu além dos modelos de skate, passando para os runners da New Balance, os variados modelos da Nike e os retrôs da Asics.

Através de um amigo de faculdade conheci o SneakersBR, há mais de 10 anos, que na época o site era um portal com diversos colunistas que só falavam sobre tênis. Entrei de cabeça nesse mundo e passei a acompanhar de perto todos os lançamentos, marcas e colaborações. Em contrapartida, a coleção e as “loucuras” para conseguir alguns modelos também aumentaram, passando a gastar mais do que devia.

+ Precisamos falar sobre saúde mental dentro do streetwear

Mas os anos passam, as prioridades mudam e nosso estilo de vida também. Ao longo desse tempo fui percebendo que o que eu gostava mesmo eram das histórias contadas através dos modelos. De certa forma, elas despertavam o meu interesse por ter tal par limitado ou exclusivo e não necessariamente porque eu realmente gostava do tênis. Claro que ninguém compra algo só por comprar, o princípio básico e que nos chama mais a atenção é a beleza, funcionalidade, estilo, etc. No entanto, no meu caso achava mais legal ter um tênis que tivesse uma história legal.

Durante esse processo fui aprendendo sobre o que eu realmente gostava e onde eu queria gastar minha grana. Hoje, praticamente a maioria dos tênis custa em torno de R$ 500 e na época que conheci esse mundo poucos modelos chegavam a esse valor. Houve um boom tremendo no mercado e isso foi bom, pois trouxe muitos lançamentos para cá, algo que era encarado com dificuldade na época. Ao mesmo tempo, são lançados tantos modelos que nos perdemos dentro de tudo isso.

Engraçado, agora que em tese seria uma época boa de se viver dentro do mundo dos tênis, é o momento que eu mais sinto desconectado desse mundo. Não digo isso no sentido de deixar de gostar e acompanhar os lançamentos, mas, sim, de consumir os produtos. Atualmente para comprar um tênis eu penso até 3x se realmente eu quero e se vai satisfazer minha sede de consumo. Para a galera que está conhecendo este mundo agora ler isso pode parecer idiota, mas garanto a vocês que daqui uns cinco ou dez anos vocês terão essa visão também.

O ponto em que quero chegar é que atualmente poucos lançamentos realmente capturam minha atenção a ponto de eu consumir o produto. E isso não quer dizer que não tenha muita coisa boa rolando, longe disso, mas acho que sei diferenciar bem as coisas que eu gosto das que o senso comum gosta. Por isso eu digo: “quanto mais eu conheço os tênis menos eu quero comprá-los.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *